sábado, 7 de janeiro de 2012

Brasil Mostra Tua Cara!!!! (Cartel do Ensino Superior)




Quando comecei tentar me formar no ensino superior as coisas eram bem diferentes do que são hoje em dia, o governo FHC garantia com todas as forças que pessoas como eu não tivéssemos nunca acesso ao diploma superior, as faculdades tinham direitos praticamente divinos pra expulsar os inadimplentes, muitas garotas de boa família se prostituíam nos Bahamas da vida, ou em outros lugares piores e com menos nome, pra poder garantir o dinheiro da mensalidade no final do mês, mensalidade essa que em muitos casos levariam todo o salário de um emprego "honesto"...

Hoje as coisas estão diferentes, porém não menos piores, é claro que hoje graças ao governo Lula (concorde você ou não), as coisas mudaram e muito, não há mais necessidade de 4 anos de sufoco pra custear o ensino superior, não há mais tantos direitos pras faculdades, eles agora estão distribuídos entre faculdades e alunos, porém agora a luta é outra: assim como nos tempos do FHC ainda se trata a educação como mercadoria, faculdades como a Uniban, Uninove, Anhanguera, primam pelo lucro em detrimento da qualidade (que eles aliás nem sabem o que significa)!!!

O grande golpe do momento tem sido as aquisições do grupo da Anhanguera, entre elas a aquisição da Uniban instituição que eu estudava (graças a Deus não vou precisar colocar Anhanguera no meu currículo, já chega ter que colocar Uniban), porém mesmo já tendo saído da Uniban a merda sempre espirra quando você não está muito longe, meus amigos que agora são formados e licenciados estão com problemas em conseguir a documentação pra continuar dando aulas pelo Estado, a Anhanguera alega que está reestruturando o sistema e por isso não tem como fornecer as declarações de conclusão, o Estado quer isso até o dia 13/1!!! Bons tempos em que uma máquina de escrever e um prontuário de papel resolviam facilmente essas questões!!!

A Anhanguera que se julga uma das maiores instituições de ensino superior do país demitiu os melhores professores da Uniban, e agora segura (irregularmente) a documentação de quem precisa dela pra trabalhar, será que a maior instituição de ensino superior do país é incompetente pra realizar uma simples fusão de instituições?? Qualquer moleque de 12 anos atualizaria esse sistema em 24 horas! Será que eles deixam isso a cargo dos alunos deles e é por isso que demora tanto??

Era interessante o MEC prestar atenção nessas fusões e no que está acontecendo com o ensino superior, tais fusões acontecem de forma tão rápida e violenta que logo se formarão verdadeiros cartéis do Ensino superior e isso se não estivermos assistindo a formação de um grande monopólio do ensino superior voltado as classes de menor poder aquisitivo capitaneado pela Anhanguera!!!!

De qualquer forma agora estamos num mato sem cachorro, precisando de um documento pro trabalho que a faculdade não tem como fornecer pois está atualizando o seu sistema!! Um bom modo de manter um relacionamento sadio entre instituição e alunos!!!

Ah, outro dia me mandaram uma correspondência sobre a pós-graduação da Anhanguera!! Deus me livre!!!! Já passei vergonha demais nessa vida!!!!

Beijos e abraços a todos!!!

2 comentários:

  1. ENSINO SUPERIOR PÚBLICO GRATUITO PARA RICOS?

    O pior inimigo do povo brasileiro é a demagogia sem sentido, como é o caso da disseminação nas escolas e faculdades do preconceito ideológico que impede a implantação do Ensino Universitário Público Pago.

    A gratuidade indiscriminada favorece os que podem pagar, que utilizam boas escolas de base para que seus filhos estudem de graça nas universidades públicas, onde os professores ganham várias vezes mais que os do ensino fundamental e médio.

    Os pobres estudam em escolas de base públicas, em boa parte ruins, e trabalham para pagar o ensino superior em faculdade particular de segunda linha, limitando-os no mercado competitivo.

    Quem pode, que pague e contribua para que outro estude; quem não pode, que receba bolsa reembolsável e pague quando puder. Nos países que adotaram este modelo, as desigualdades sociais diminuiram muito, pelo simples fato de que os recursos para investimentos para a multiplicação das vagas são muito maiores.

    Nos EUA, todo ano formam-se 18 milhões de alunos de curso superior, ante pouco mais de 1,5 milhão de alunos no Brasil. Isso porque temos de contar com as faculdades privadas que geram mais vagas que o Estado. Só que elas se proliferaram às custas de quem sofre muito para pagar. Até a China já adotou o modelo anglo-americano, em 1998.

    Porém, enquanto no Brasil tivermos ensino universitário público com a gratuidade indiscriminada, com várias universidades públicas inúteis e com despesas extraordinárias; corporativismo doentio; com baixos salários no ensino de base, sem valorizar o mérito de alunos e professores, seremos eternamente um País do Futuro.

    RESUMO
    1) A gratuidade não tornou mais eqüitativa a educação superior, que se manteve como privilégio das camadas médias e altas da população;
    2) o aporte adicional de recursos para a Universidade com a cobrança de mensalidades permite melhorar a qualidade dos serviços acadêmicos que, de outra forma, custariam pouco ou nada, mas também teriam reduzido valor para seus adquirentes;
    3) o financiamento da instituição por parte do indivíduo criará uma situação de competição entre as Universidades, que repercutirá favoravelmente sobre a qualidade;
    4) não é possível financiar os estudos dos pobres com dinheiro dos ricos através de escolas particulares.


    Frank Oddermayer
    Livro: O Mistério Siberiano
    Editora Agbook - www.agbook.com.br

    ResponderExcluir
  2. Por isso sou a favor de "Cotas para pobre" (de verdade)... Se bem q, d uma forma ou d outra sempre vão aparecer os santinhos os capetas que se aproveitam do poder para que os demais prejudicados continuem na mesma merda...

    www.jaylsonbatysta.blogspot.com

    Gostei daqui, vou seguir...

    ResponderExcluir