domingo, 10 de junho de 2012

Som conquistador!!!





Não me lembro ao certo quando comecei a me interessar por um bom samba, na minha infância lembro apenas de dois tipos de samba, o Samba-enredo do carnaval que pra mim era uma barulheira sem nenhuma organização que eu realmente não entendia uma palavra, e o samba do já saudoso Dicró, cheio de malícia e malandragem carioca bastante familiar, o tempo foi passando e os anos de leitura e audição me tornaram uma pessoa um tanto exigente, ou chata como todos dizem. Passei a exigir cada vez mais das letras, e também das melodias e quem eu encontro, dessa vez pelas mãos de Chico, Caetano e companhia? O Samba!

As pessoas, principalmente daqui onde eu moro, ficavam sempre chocadas quando dizia preferir o samba ao sertanejo, me taxavam de preconceituoso, de uma pessoa que não dava valor a nossa música de raiz(?) A grande diferença é que se fosse pra pensar em raiz a minha com certeza vem do samba diferente da deles, é complicado tentar opor gostos, tentar fazer com que o outro abandone a sua cultura, a sua posição política ou o seu time de futebol é praticamente impossível. Porém sou das raras pessoas que acredita que futebol, política e religião se discutem SIM, é só ter bons argumentos que tudo é discutível, tudo é questionável!

Portanto coloco a baixo uma frase de um samba juntamente com uma frase de um sertanejo e peço aos meus leitores que julguem por si só o que parece mais poético, ou ainda o que parece menos oportunista e comercial:

Chorei (Eduardo Gudin)

Chorei, porque vinha trazendo minh'alma sentida
Eu chorei pela última vez nessa vida
Para nunca mais chorar


Madri (Fernando e Sorocaba)

No Puedo más, mi corazón
tá doendo aqui na solidão
No puedo mas vivir sin ti
Volta logo pra São Paulo ou eu vou pra Madrid

Bom é só uma brincadeira de comparação antes que me crucifiquem ou me chamem de ranzinza, de mal amado, de qualquer nome que você leva quando tenta quebrar a alienação generalizada, na verdade só quis mesmo fazer um texto em homenagem ao samba e pra falar de músicas maravilhosas desse compositor maravilhoso chamado Eduardo Gudin que tenho tido o prazer de ouvir mais vezes, adoro a boa música embora muitas vezes não entenda porque ela não está nas rádios e também porque vende mal, não acredito que um povo culto com conhecimento literário que gera Chico Buarque, Caetano Veloso e que outrora gerou Machado De Assis, João Cabral de Melo Neto, possa ser tão passivo engolindo sucessos forjados no rádio e na televisão, enfim é pra isso que uso meu blog agora, pra ser ranzinza virtual, quem sabe algum dia as coisas mudem e essas duplas juntamente com os solos, tenham que verdadeiramente tentar a vida em Madri!!!!


Beijos e abraços a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário