segunda-feira, 25 de junho de 2012

E é dada a largada!!!!



É, estamos chegando finalmente ao momento das disputas políticas pela prefeitura e pelas vagas das câmaras municipais em todo o país, começa agora o festival que vai acabar naquele domingo ensolarado ou não onde todos nós teremos que obrigatoriamente exercer o nosso direito (?) não se espante, o Brasil é um país tão bom que obriga seus cidadãos a exercerem seus direitos!!!

A primeira coisa que me chama bastante a atenção no período eleitoral, não é a campanha ou mesmo o horário eleitoral, do jeito que tudo anda pasteurizado pelo marketing político aquilo tudo não passa de uma propaganda gigante entre o Jornal Nacional e a novela das 20h, o que realmente me chama a atenção são os que não gostam de política torcendo o nariz pra tudo que acontece, essas pessoas tem uma importância crucial no período eleitoral, são elas que vão convencer muitas outras pessoas a votar em branco ou nulo achando sinceramente que uma piadinha ou um apertão na tecla “branco” vai realmente resolver o problema do país! Primeiro esclarecimento: por mais que você anule ou vote em branco sempre existirá alguém que vai votar em alguém, portanto seu protesto NUNCA entendeu bem: NUNCA vai anular uma eleição!! A grande e real importância de quem não gosta de política nesse momento é se submeter aos que gostam, é serem capachos e eleitores de picaretas que muitas vezes nem bem terminam um mandato e já estão correndo atrás de outro, se você não gosta muito de raciocinar, sim eu estou falando do Serra!!!

A outra coisa que me chama a atenção é como o povo de uma hora pra outra muda de indigentes pra prioridade, como a função de professor muda de “precisam trabalhar com amor ao invés de pensar em salário” para “precisamos valorizar o profissional da educação”, e como todos os problemas de uma hora pra outra ficam fáceis de se resolver! Segundo esclarecimento: aproveite o tempo em que todos os canais de sua televisão estarão passando o mesmo programa e procure em fontes seguras a biografia de cada candidato, o que ele já fez, se está envolvido em corrupção, se pertence a algum partido que tenha tendência que você não concorda (no meu caso se o partido for neo-liberal, o cara pode ser o mais ficha-limpa do mundo que não vai ter o meu voto), procure saber quantas vezes ele já se beneficiou de mandatos incompletos, procure informações, ninguém contrata ninguém sem referências e o que estamos fazendo é exatamente isso, contratando nossos futuros funcionários que receberão um belo salário pago pelo nosso suor!!

E pra finalizar, a minha verdadeira chateação com as pessoas que se dizem Cristãs e lavam as mãos para a política! Terceiro esclarecimento: TUDO na vida é política, quando você pechincha com o vendedor, quando você discute a novela, quando você pesquisa preços, quando você escolhe uma pessoa pra ser seu amigo ou amiga, TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO isso é política, portanto não adianta crer que sua igreja está a parte do mundo porque não se envolve com política, boa parte do sustento dela vem de relações políticas, então meu amigo se você não gosta de política mas não se contenta com tantos desmandos que os políticos fazem vote corretamente, não estou falando pra você votar em A ou B estou falando pra você refletir!!

Outro dia me mandaram um abaixo assinado porque o Kassab queria acabar com um aparelho cultural da cidade de São Paulo no bairro da Lapa, eu assinei o abaixo-assinado, mas deixei um comentário: da próxima vez que forem votar no Kassab ou em qualquer um da corja dele, pensem bem, pois eu não vou ficar assinando nenhum protesto contra a besteira feita por vocês...

Abraços e beijos a todos!!!

domingo, 24 de junho de 2012

A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena!



A frase ai em cima pode dar a idéia de que vou falar algo sobre vingança, na verdade é uma frase mais adequada pra abrir um texto sobre o Chaves. Eu nunca fui adepto do Chaves e nem do Chapolin, pra falar a verdade eu os odeio desde a primeira vez que apareceram na televisão e isso, é claro, já me causou muita dor de cabeça, por isso resolvi escrever o porquê da minha opinião sobre eles num espaço que anda meio abandonado e pode ser alavancado com esse tipo de discussão!!!! (Tá vendo seu Silvio Santos, também sou bom de marketing)

Em primeiro lugar nunca gostei da estética do programa, lógico é um programa infantil, mas é tudo muito pobre, a maquiagem é tosca, as roupas são toscas, o cenário é tosco, e, vindo pro Brasil, somou-se uma dublagem, que também é tosca, onde Acapulco vira Guarujá, e o menino, o “Chavo” do título, ganha um sobrenome que não existe na versão original “Chaves”, além de tudo piadas que caíram no gosto popular pois não exigem o mínimo de raciocínio, é o típico enlatado que é ruim de descer goela abaixo!!!!

Fora tudo o que foi dito acima, o SBT, na sua sanha por atender a classe popular alçou mais uma porcaria da Televisa a condição de mito da televisão, o que causa um verdadeiro espanto e ai sim, um sentimento de vingança, quando alguém abre a boca pra criticar o que é sem discussão, terrível!!!!

Claro, existem méritos, mas que méritos são esses dentro da realidade brasileira? Alguma criança daqui já viu alguma vez na vida um barril de madeira? Fora que é extremamente deprimente ver adultos interpretando crianças na televisão, me lembra inclusive aquela idiota da novela, mulher do Max falando com voz de bebê!! Enfim sobre casais que falam com voz de bebê eu falo em outro post, nosso foco agora é o Chaves!!!

Sou de uma infância onde a Vila era a Vila Sésamo e a Bruxa era a Cuca, as coisas eram muito bem produzidas e, quando direcionadas ao público infantil, contavam com uma preparação, uma pesquisa, um cuidado educacional e grande elenco, a formação da criança e mesmo do pré-adolescente é responsabilidade de toda a sociedade, com a exibição do Chaves (até hoje), colocamos mais uma vez a população em transe na frente da televisão criando sim, corpos dóceis, inebriados com as travessuras, do Chaves que outrora as crianças faziam na rua, sem dublagem tosca e sem cenário nenhum!!!

Pais e educadores deveriam abrir os olhos pra que tais programas não estivessem presentes na formação dos seus filhos que já é suficientemente pobre!!! Ops, esqueci, pais e educadores cresceram vendo, e adoram Chaves!!!

Fazer o que né? Pi PI PI PI

Abraços e beijos a todos!!!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mais que amigos!!!



A vida é feita de descobertas, uma delas, e porque não dizer a maior delas, se deu há alguns anos atrás, dois amigos queridos coordenavam a pastoral da catequese mas estavam com sérios problemas em encontrar catequistas, certo de que era uma experiência interessante diferente de tudo o que eu já havia feito me ofereci pra pegar uma turma somente por 2 anos o tempo necessário para que eles fizessem a primeira eucaristia. Sendo assim, depois de 6 meses acompanhando catequistas mais experientes estava pronto pra minha primeira turma!!!

Olhar pra eles pela primeira vez era tanto assustador como curioso, eles nunca tinham tido um catequista, empatamos, eu também nunca tinha tido uma turma de catequese!!

Passamos um ano juntos, seria injusto comigo e com eles tentar lembrar o nome de todos visto que, como eles bem sabem, sou péssimo com nomes, mas resolvi lembrar dessa experiência pois aprendi muito mais do que ensinei com esses meus queridos catequisandos, o tempo passou e quando o primeiro ano acabou tivemos que nos afastar, eles iriam pro segundo ano e eu pegaria outra turma, foi triste, meses antes já começava a chorar pensando em como seria meus domingos sem eles, ainda hoje choro enquanto escrevo esse texto, a outra turma veio, conheci pessoas incríveis nessa outra turma como a Carol, o Joabe, a Aline (que eu coloquei pra fora da sala achando que não era minha catequisanda, além de péssimo pra nomes, não sou muito bom com fisionomias), o Fabiano, a Thais e é claro o meu parceiro Alessandro!!

Vivi e ainda vivo com eles experiências incríveis de amizade e carinho, porém minha história é mesmo a história daquela primeira turma, eu que ia ficar 2 anos na catequese, acho que já estou por lá quase há 10 anos, por eles, pelo que eles me ensinaram. Ainda hoje nos momentos difíceis da minha vida, são deles as palavras de carinho e conforto, outras turmas vieram, pessoas especiais nessas outras turmas também, pessoas que guardo no meu coração, mas minha primeira turma, essa gravou seu nome na minha história. Sim eu perdia a paciência com eles às vezes, e, com certeza, eles perdiam a paciência comigo também!!!

Lembro-me no último encontro com eles, quando eu ainda era o catequista deles, perguntaram o que eles tinham aprendido comigo, fiquei receoso com a pergunta, não tinha noção se eles tinham realmente aprendido algo, então a Bruna levantou a mão e citou a história do falcão e do Gengis Khan. Vocês não conhecem essa história? Bem ela é mais ou menos assim:

Corria pela floresta depois de uma batalha, Gengis Khan e seu falcão, em um dado momento o guerreiro sentiu sede e notou que de uma pedra escorria água fresca, então tomou o seu cantil e quando ia se aproximar da água, o seu falcão o atacou, estranhando o comportamento do pássaro, ele não se deu por vencido e foi novamente encher o seu cantil, a ave, porém tornou a atacar, nervoso com a situação ele desembainhou a espada e apontando pro falcão tornou a tentar beber da água, o falcão atacou novamente mas dessa vez foi morto a espada! Intrigado, pois seu falcão nunca agira de tal modo, ele resolveu escalar a pedra para ver de onde escorria a água, qual não foi sua surpresa ao notar lá em cima uma poça com duas cobras venenosas mortas lá dentro!! E a moral, isso também a Bruna não esqueceu, é que um amigo verdadeiro está sempre disposto a tudo pelo outro!!!

Por isso somos mais que amigos, por isso apesar de tudo ainda hoje me lembro de vocês, tenho orgulho do que vocês se tornaram e tenho orgulho por um dia vocês me deixarem participar da vida de vocês, sem vocês não sei onde estaria hoje, e embora muitas vezes a vida tenha sido dura, é naqueles sorrisos, gritos e brincadeiras (e também nas amoras) dos domingos de manhã que encontro força e fé pra ser a cada dia uma pessoa mais feliz e um catequista mais empenhado!!!

Um grande beijo pros meus anjos: Leo, Clayton, Gabriel, Ariane, Priscila, Aninha, Bia, Giovanna, Larissa, Gesiane, Jayne, Tracy, Bruninha, Jaqueline, Wesley, Everton, Jonathan, Jéssica (eram 2 Jéssicas), Joelma, Amanda, e tantos outros que agora me falha a memória espero estar sempre com vocês e tê-los sempre ao meu lado!!!!

Abraços e beijos a todos!!!!!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

"Na Paulista os faróis já vão abrir"





No fundo eu sou um sentimental, deve ser os respingos de sangue lusitano a correr pelas minhas veias, hoje, de folga graças a intervenção divina, fui passear, não existe nada melhor que andar sem destino, sem compromisso, ser ter onde chegar, quem me conhece bem sabe que gosto desses passeios mas o de hoje foi especial simplesmente porque há muito tempo não me dava a esse prazer, é claro, e quem me conhece bem sabe porque, o passeio acabou na Paulista, e agora a noite estou digitando o blog ouvindo Chico Buarque!!!!

A paulista é um lugar muito especial por ser ao mesmo tempo tão distante e tão próxima, não estou falando de passeatas, de paradas, de protesto, estou falando do que ela é no dia-a-dia com muitas pessoas diferentes indo e vindo, é o único lugar que você pode ver artistas de rua cantando Bob Dylan, livrarias bem servidas de novidades e cafés sensacionais, isso sem falar das pessoas, gente de todas as tribos, de todos os pensamentos, vestidas das mais diferentes formas, sim a Paulista é o que há de melhor pra explicar a São Paulo cosmopolita!!!!!

Andei bastante por lá, me sinto absorvido pela diversidade cultural, li páginas de alguns livros, de alguns quadrinhos, ouvi boa música, me renovei, gosto as vezes de ir até lá pra tirar fotos, desta vez não levei a máquina, mas me dei ao prazer de voltar de ônibus e não de metrô pra observar o caminho e como bom paulistano que sou peguei um ônibus que descia pela Augusta, afinal uma coisa puxa a outra, voltar pelos Jardins é enxergar a São Paulo menos acessível, até o MIS que é um museu tem uma aura diferente só por estar nos Jardins! Não gosto dos Jardins assim como odeio o Morumbi, gente esnobe e muito menos educada que o pessoal da periferia!!!!!!

Interessante que a Paulista não é assim, embora seja um corredor de prédios tampando o sol, o que eu considero também um dos lugares mais frios (estou falando de clima) de São Paulo, é extremamente acolhedora, dessas que abraçam a todos, lá é tudo maior e nem por isso o todo te despreza, ele depende de você pra ser maior e maior!!!!!

Salve a Paulista, a mais mundial das avenidas! Adoro estar por lá!!!!!


Abraços e beijos a todos!!!!!!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Salve Santo Antonio!!!!!



Ontem foi dia dos namorados, hoje por excelência dia dos solteiros desesperados! Dia de Santo Antonio!! Ao contrário do que muita gente pensa a fama de santo casamenteiro veio depois, Santo Antonio é de fato um dos santos mais conhecidos da igreja católica, foi doutor da igreja e viveu durante a idade média. Mas não estou aqui pra contar a história do santo, seria injusto com tantos outros santos igualmente importantes da igreja católica e também injusto com pessoas que não são católicos e que passam sempre por aqui!!!!

Resolvi fazer uma reflexão sobre amor, união, casamento, ou qualquer coisa relativa ao tema, acontece que atualmente as uniões ditas estáveis estão cada vez mais instáveis, e ao contrário do que poderíamos imaginar, tem cada vez mais gente casando e formando família, mas então quais as condições dessas famílias? É fácil notar por ai em que pé andam as famílias, é fácil perceber o número de menores infratores. A culpa dos menores estarem se abrigando na criminalidade não é da legislação brasileira que é muito branda, a verdadeira culpa é da família, ou do que se pensa ser uma família, hoje tal qual antigamente as pessoas não estão preparadas pra constituir uma família, salvo raras exceções não sabem o tamanho da responsabilidade de se colocar no mundo um filho ou filha, se viram pra dar roupa e comida, delegam a educação ao cargo dos professores e o restante delegam à vida, mas tarde a própria sociedade que empurrou esse menor pro crime reclama da violência!!!!

Sem apelos moralistas de dizer se uma família é correta com pai mãe e filhos ou com qualquer outra variação da forma mais conhecida, família é bom com amor, com responsabilidade com cuidado pra não massacrar seus filhos seja de forma aberta, seja de forma velada, família é bom pra ser alicerce e não lápide dos sonhos, família é bom pra dar apoio e não pra tomar conta, e, enquanto não se souber do que se trata a família é melhor, pro nosso próprio bem, deixar o Santo Antonio em paz!!!!!

Valei-me Santo Antonio, que seu dia sempre seja especial!!!

Abraços e beijos a todos!!!!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

O jeito brasileiro...




Resolvi escrever hoje sobre o jeito brasileiro, não aquele da década de 70 de levar vantagem em tudo, mas de um "jeito brasileiro" mais recente de protestar e se manifestar contra as coisas erradas e de entender as coisas de forma errada, um exemplo disso é a eleição do Tiririca, acho que já falei sobre isso aqui, muitas pessoas me explicaram tratar-se de um voto de protesto, ai começamos com a primeira discrepância no modo brasileiro de enxergar as coisas: se seu filho faz alguma arte (arte aqui no sentido de bagunça, que não deixa de ser arte) você repreende ele ou joga ele debaixo de um caminhão? Pois bem, votar em protesto no Tiririca é jogar seu filho embaixo de um caminhão, entregar seu pais a um legislador semi-analfabeto é isso, jogar seu próprio filho embaixo de um caminhão, o resultado? Bom com certeza você já sabe!! Seu protesto é o equivalente a um tiro no pé!!!!

Uma outra loucura que com certeza só acontece aqui são as greves de transporte público, classe trabalhadora ferrando a classe trabalhadora, Karl Marx ia corar de vergonha, imagina só duas classes que deveriam lutar do mesmo lado lutando uma contra a outra, o capitalismo agradece, o neo-liberalismo também, classe desunida é melhor que o consumo desenfreado pra garantir o capitalismo, a greve deve ocorrer sim, mas sem prejuízo aos da mesma classe, quer uma greve eficiente? Libera as catracas do transporte, um dia inteiro todos andando de graça, imagina o estrago!!! Ah mas a justiça diz que não pode, afinal de que lado está a justiça? Ela é elite não é? Então não vai prejudicar os seus, ao contrário do que os grevistas fazem

Terceira discrepância, uma nação é formada por homens e livros já dizia Monteiro Lobato, ele só esqueceu de dizer que ler esses livros só é possível com a ajuda de um professor. E na nossa sociedade quem recebe mais que todo mundo, é mais valorizado e tem superpoderes? O professor? NÃO!!! Deputados, Senadores e Vereadores! Agora fazendo o velho jogo da comparação qual a utilidade de um professor? Educar seu filho (coisa que é responsabilidade sua e não dele) colocar na cabeça deles valores, bom-caráter (novamente obrigação sua que você com certeza não faz e nem percebe que está sendo feita), ensinar a ler, a escrever, a ter senso crítico, a se sobressair na vida! Utilidade de um deputado, senador ou vereador: fazer as leis de um país! A grande pergunta: como semi analfabetos, fazendeiros que desconhecem a realidade da vida moderna, coronéis, religiosos e afins estão aptos a criar leis? Até os melhores juristas divergem sobre as leis e sobre sua aplicação, como é que gente tão retrógrada, tão cabeça dinossauro, vai querer fazer leis pra um país que se pretende moderno? Bom podemos dizer que eles representam nosso povo, porém hoje em dia o próprio povo sabe se representar, o Facebook está ai pra provar, a instituição "Poder Legislativo" ou se moderniza ou vai se tornar um elefante branco oneroso pra todos isso se já não é...

Bom amanha ou outro dia desses volto com mais reflexões, agora tá tarde e preciso dormir, com o transporte maravilhoso que temos tenho que sair de casa uma hora e meia antes num trajeto que leva 40 minutos, as vezes vejo o povo na Estação de trem de Santo Amaro sendo tocado pelas grades como gado! Inevitável pensar no Zé Ramalho!! É isso ai, "Povo marcado, povo feliz"

Abraços e beijos a todos!!!!!

domingo, 10 de junho de 2012

Som conquistador!!!





Não me lembro ao certo quando comecei a me interessar por um bom samba, na minha infância lembro apenas de dois tipos de samba, o Samba-enredo do carnaval que pra mim era uma barulheira sem nenhuma organização que eu realmente não entendia uma palavra, e o samba do já saudoso Dicró, cheio de malícia e malandragem carioca bastante familiar, o tempo foi passando e os anos de leitura e audição me tornaram uma pessoa um tanto exigente, ou chata como todos dizem. Passei a exigir cada vez mais das letras, e também das melodias e quem eu encontro, dessa vez pelas mãos de Chico, Caetano e companhia? O Samba!

As pessoas, principalmente daqui onde eu moro, ficavam sempre chocadas quando dizia preferir o samba ao sertanejo, me taxavam de preconceituoso, de uma pessoa que não dava valor a nossa música de raiz(?) A grande diferença é que se fosse pra pensar em raiz a minha com certeza vem do samba diferente da deles, é complicado tentar opor gostos, tentar fazer com que o outro abandone a sua cultura, a sua posição política ou o seu time de futebol é praticamente impossível. Porém sou das raras pessoas que acredita que futebol, política e religião se discutem SIM, é só ter bons argumentos que tudo é discutível, tudo é questionável!

Portanto coloco a baixo uma frase de um samba juntamente com uma frase de um sertanejo e peço aos meus leitores que julguem por si só o que parece mais poético, ou ainda o que parece menos oportunista e comercial:

Chorei (Eduardo Gudin)

Chorei, porque vinha trazendo minh'alma sentida
Eu chorei pela última vez nessa vida
Para nunca mais chorar


Madri (Fernando e Sorocaba)

No Puedo más, mi corazón
tá doendo aqui na solidão
No puedo mas vivir sin ti
Volta logo pra São Paulo ou eu vou pra Madrid

Bom é só uma brincadeira de comparação antes que me crucifiquem ou me chamem de ranzinza, de mal amado, de qualquer nome que você leva quando tenta quebrar a alienação generalizada, na verdade só quis mesmo fazer um texto em homenagem ao samba e pra falar de músicas maravilhosas desse compositor maravilhoso chamado Eduardo Gudin que tenho tido o prazer de ouvir mais vezes, adoro a boa música embora muitas vezes não entenda porque ela não está nas rádios e também porque vende mal, não acredito que um povo culto com conhecimento literário que gera Chico Buarque, Caetano Veloso e que outrora gerou Machado De Assis, João Cabral de Melo Neto, possa ser tão passivo engolindo sucessos forjados no rádio e na televisão, enfim é pra isso que uso meu blog agora, pra ser ranzinza virtual, quem sabe algum dia as coisas mudem e essas duplas juntamente com os solos, tenham que verdadeiramente tentar a vida em Madri!!!!


Beijos e abraços a todos!!

sábado, 9 de junho de 2012

Acenda o refletor, apure o tamborim, aqui é o meu lugar! Eu vim!



Saudades de escrever por aqui, mas uma saudade estranha, daquelas que só se sente falta quando se para pra pensar, escrever aqui é abrir janelas cujo conteúdo pode ser belo ou nem tanto, fiquei entusiasmado para escrever devido ao número de visualizações diárias nas estatísticas do blog, bem que esse povo todo que passa por aqui poderia comentar, porém a volta dos textos é mais profunda, é porque sou parte desses textos, escrever é minha criação primeira e sempre fui contra pessoas que conheço que tem diversos e maravilhosos talentos e deixam o tempo passar atrás de mesas de escritório que tragam a vida delas em troca de alguns trocados pro fim do mês...

Quero que meus talentos fiquem em exposição, que meus textos e minhas ideias choquem, mexam com a cabeça de quem lê, de quem escuta, e de quem pensa, por isso: Acenda o refletor, apure o tamborim!!!

Nesse tempo de ausência comecei a versar por outras artes, artes bem pouco nobres do que vocês estão acostumados, e quase me tornei também escravo dos malditos escritórios que gostam de se alimentar de ideias e que pagam verdadeiras mesquinharias por elas, e que vocês todos (eu inclusive) aceitam de bom grado...

Hoje não há muito o que falar nem tantas reflexões a fazer, é um texto com a única função de me reaproximar da linguagem, um texto de inauguração ou de reinauguração, um brinde! Um brinde aos que cantam, aos que dançam, aos que sonham, aos que tocam, escrevem, constroem, vivem! E aos que ganham dinheiro explorando a alienação generalizada um enorme dedo do meio pra que cada um use no seu próprio corpo da forma como achar mais digna (ou menos dolorida se for o caso)!!!

Pois bem queridos, estou de volta, muitas vezes polemizando, outras filosofando, mas acima de tudo curtindo, curtindo ler, escrever e fazer com que tudo seja mais claro e mais leve de se levar...

Aqui é o meu lugar! Eu vim!

Abraços e beijos a todos!!!